slides















  • Slide 1

    Sejam Bem-Vindos...

    Ao nosso Blog

    Aproveitem,usufruam

    Tudo de Deus

    Radicais Livres uma Unção de Conquista...


  • Slide 2

    Testemunhos do que Deus pode fazer

    Na vida do homem


  • Slide 3

    Eventos que Glorificam o nome do Senhor



  • Slide 4

    Tudo sobre Arte de Dançar para Deus


    Leiam e comentem


  • Slide 5

    Fale um pouco sobre a imagem ou o post que você vai mostrar...


  • Slide 6
    Após a descrição tambem é possivel colocar mais de um link no texto para direcionar o leitor para locais diferentes1º link 2º link.


  • Slide 7

    descrição da imagem.....




  • Slide 8

    Troque nossa logo pela sua imagem...

    Use sua criatividade

    Fale sobre a imagem

    Induza o leitor


    Escreva sobre a imagem aqui neste espaço...



  • Slide 9
    Este espaço é para falar um pouco sobre a imagem ou post mostrado aqui ! ...


  • Slide 10

    Este espaço é para falar um pouco sobre a imagem ou post mostrado aqui ! ...

Menu

DANÇA


DANÇA MODERNA EM ADORAÇÃO AO REI JESUS
ACHEI ALGUNS ADORADORES QUE UTILIZAM DA DANÇA MODERNA PARA EXALTAR O NOME DE JESUS AQUI ESTÁ 
ALGUNS QUE EU ACHEI NA REDE:
3 NA PISTA
 

DAYANE DAMASCENO











EM UMA DAS MINHAS PESQUISAS ACHEI  UM MINISTÉRIO DE ARTE MUITO INTERESSANTE.
PROFETAS DA DANÇA.

ELES VEM COM UMA IDÉIA INOVADORA DE ADORAÇÃO A DEUS .
VEJA ESTE VÍDEO


Release
A Escola Profetas da Dança, nasceu atravéz da obediência ao Senhor que nos chamou para compartilhar com a sua noiva o que ele tem derramado sobre nossa vida nesses dias. Ao longo desses 15 anos temos dedicado nossa vida servindo ao Senhor Jesus e a sua noiva. Apos nossa experiência na organização de outras escolas de adoração e também de cura e libertação; Tivemos a direção de iniciar a Escola Profetas da Dança que teve inicio no ano de 2.004 no mês de maio na cidade de Toronto no Canadá, onde fomos convidados a ministrar. No mesmo ano no mês de julho teve inicio no Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Em 2.005 foi a vez da cidade de Mauá. Em julho de 2006 Deus agiu sobremaneira na vida dos alunos em Belo Horizonte-MG. Em julho de 2.007 aconteceu em Ribeirão Preto-SP e foi simplesmente maravilhoso. Em 2.008 novamente em Belo Horizonte/MG, e desde então, sempre nesse periodo acontece nesta localidade. Nossa proposta sempre é de trabalhar juntamente com a igreja na localidade foi assim com as cidades que anunciamos acima. Pois cremos na autoridade da igreja na localidade. Congregamos em nossa igreja na cidade de Contagem onde temos a cobertura dos Pastores e lideres. Servimos também em nossa igreja local no ministério pastoral prestando cuidado pastoral e treinamento para irmãos envolvidos na área de artes.

INFORMAÇÕES:
ENDEREÇO:
Ministério Dança Pelas Nações
Rua Joaquim Camargos N. 219 – Centro – Contagem/MG – CEP 32041-440
Telefax: 31-3390-1449 • Nextel : 55*8*6123

Atendimento nos USA e Canadá n. +1-646-205-0602



ALGUMAS REFERÊNCIAS NA DANÇA
TRIBO DE DANÇA

A Tribo de Dança é uma companhia profissional de dança gospel. Temos o objetivo de utilizar a dança em suas diversas vertentes artísticas como ensinar, ministrar e dissiminar a dança gospel através de shows, espetáculos e mostras de dança. De uma forma única e inovadora, a Cia. Tribo de Dança propaga a palavra de Deus através da dança e faz a diferença transformando milhares de vida. 
ENDEREÇO:http://tribodedanca.com.br/wp/

CIA DE DANÇA RENASCER PRAISE 

A Cia. foi fundada em 2001 pelo casal Bispo John Bassi e Pastora Carol Bassi para apresentação com Renascer Praise no Estádio do Pacaembu em São Paulo e vem se destacando com seus projetos ousados e criativos em cada gravação de DVD, montagens coreográficas e apresentação com bandas importantes do Gospel nacional como: Regis Danese, André Valadão, Toque no Altar, Lázaro, Marcelo Aguiar, FLG, Dj Alpiste, Talita Pagliarim, entre outras.

A Cia. conta com 45 dançarinos profissionais que dançam em seus potenciais vários estilos coreográficos e é a Cia. oficial nas gravações dos DVD´s do Renascer Praise, que no ano de 2010 gravou o DVD "Renascer Praise 16" em Blu-ray pela Sony Music, juntamente com 16 coreografias do Praise Cia. de Dança.


Tem gravados 3 DVD´s de coreografias próprios, o "DVD de coreografias do Renascer Praise 14", o "Espetáculo de Dança Ester – da escravidão ao reinado", gravado no teatro Coliseu de Santos com uma mega estrutura de produção e o "Espetáculo Dançando sobre as Águas" com 16 coreografias do Renascer Praise 16 e atualmente está gravando o DVD "Passo e Passo de coreografias e aulas de dança interativas" além do DVD "Espetáculo de Dança DAVI" que esta previsto a gravação em Israel.


Já ministrou Workshops e Congressos de Dança em Milão – Itália, Jerusalém - Israel e em diversos estados do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Cuiabá, Brasília, Tocantins, Goiânia entre outros) com ministração sobre a dança na bíblia e apresentação de coreografias diversas, além de participação em diversos tipos de eventos de pequeno e grande porte a nível nacional.


A Cia. tem em seu currículo mais de 100 coreografias em diversos estilos, como: Contemporâneo, Street Dance, Ballet Clássico, Dança de Salão, entre outros estilos.


Atua sob a cobertura do Ministério de Dança da Igreja Renascer que, atualmente é o maior ministério de Danças do mundo composto de 3.000 dançarinos oficialmente em todo Brasil e outros países, atingindo a maioria das modalidades de dança.


A Cia. tem participação oficial de dançarinos especiais (deficiente visual e auditivo, síndrome de down e cadeirantes) em seus projetos e trabalhos sociais em diversos locais, além de participações oficiais em eventos como: S.O.S da Vida, Marcha para Jesus, Expo Cristã entre outros.
ENDEREÇO:http://www.dancarenascer.com.br/2010/ministerio.php

GRUPO DE DANÇA ART HOPE MUITO BOM.....

NESTES DIAS ANDEI PESQUISANDO ALGUNS GRUPOS DE DANÇAS E ACHEI O GRUPO ART HOPE QUE JÁ TEM DVD'S Á VENDA NAS LIVRARIAS EVANGELICAS DO PAÍS.
A ART HOPE - Associação Cultural de Arapongas é um projeto cristão, de cunho social que visa proporcionar à comunidade araponguense o acesso às Artes e Cultura, através da dança e música.

A arte funciona como agente capacitador e de desenvolvimento cultural, social, E ATÉ ESMO EMOCIONAL.
ELES POSSUEM VIDEOS NO YOUTUBE




Jazz na adoração






Falar em dança no ambiente litúrgico ainda causa certo estranhamento em algumas pessoas. É muito mais fácil associar a dança ás coisas do "mundo", ao profano do que ás coisas de Deus. Esta "facilidade" nos transforma muitas vezes em críticos; ou ainda, em prisioneiros, e impede a manifestação de uma das mais belas formas de expressão: a dança. O fato é que tal "facilidade" não exclui a existência de uma dança consagrada ao Senhor como genuína forma de adoração, portadora de uma palavra profética independente de técnica que esteja sendo usada- Balé Classico, Balé Moderno, Jazz... Todas as técnicas foram criadas por Deus "Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas..." Rm 11:36. Deus é a origem, o meio e a  finalidade de tudo.

Técnica e unção parecem temas contraditórios. Uma fusão aparentemente difícil, que na realidade tornou-se um chavão de que crentes não são capazes de desenvolver qualidade com o compromisso assumido com Deus. Algumas técnicas de dança são duramente criticadas. Falar em Jazz, por exemplo, nos impele a uma automática associação com sensualidade. Neste caso pensar nesta técnica de dança como forma de adoração é uma possibilidade muito remota. Entretanto, o Jazz possui inúmeros atributos que fazem desta dança uma técnica importante que auxilia na formação de corpos cada vez mais ecléticos. Corpos que consagrados ao Pai tornam-se instrumentos afinados nas mãos do criador.

Infelizmente tais atributos sempre caem no esquecimento, realçando unicamente a ideia de dança sensual.
Forma de expressão artística, o Jazz surgiu nos EUA e suas raízes, ditas "populares", então diretamente ligadas a cultura negra. Durante as viagens dos navios negreiros da Africa para os EUA, os negros imitavam as danças dos seus senhores brancos-polcas, valsas, quadrilhas, etc, de acordo com a visãoque tinham da cultura européia, misturandoum poucocom as danças que conheciam e utilizando instrumentos de sua cultura. Em 1740, quando os tambores foram proibidos no sul dos EUA para evitar insurreições, os negros foram obrigados a improvisar para perpetuar seus costumes, dançando ao som de palmas, sapateados e do banjo. No século XIX as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões e a sofrer novas influências. Logo esta dança, considerada agora de negros e de brancos, tomou conta dos palcos influenciando decisivamente na Comédia Musical, que nada mais era do que os primeiros passos do que hoje se conhece como Jazz.
De acordo com o dicionário Aurélio (1999), "técnica" significa a "maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo". As diferentes técnicas do Jazz demonstram que muitos príncipios foram herdados do Balé Clássico e da Dança Moderna, alcançando um alto nível técnico aliado ao raciocínio rápido, garra, força, precisão de movimentos e forte expressão corporal. A técnica de Jack Cole, por exemplo-um dos primeiros a fundir as técnicas da Dança Moderna aos movimentos "populares" do Jazz- trabalha com pliés profundos, explosão de movimentos, isolamento das partes do corpo, deslizes em trabalho de solo...Ou seja, características marcantes mantidas até hoje no Jazz.
Estas são algumas das numerosas características que compóem as diferentes métodos de fundamentação técnica desta forma de dança. São fatores de suma importância trabalhados de forma incansável durante as aulas com o objetivo de se alcançar a qualidade de movimento. Técnica é sinônimo de conhecimento. com conhecimento podemos aumentar o nosso vocabulário corporal e dançar de maneira cada vez melhor, não para agradar a homens, mas para oferecer a excelência ao Pai...
E comum ouvir-se falar ainda sobre o movimento dos quadris. Talvez o quadril seja foco de sensualidade principalmente para nós, de sangue latino. Mas gostaria de chamar atenção de que, antes de mais nada, o quadril é uma das partes que compõem o corpo humano-criação minuciosamente realizada por Deus. A estabilidade e a força da musculatura do quadril são imprescindíveis para que possamos nos manter em pé e andar. Em segundo lugar o problema não está em movimentar o quadril; o problema está na forma como se movimenta esse quadril. Cabe a mim e a você movimentá-lo de maneira santa ou não. Se a questão for sensualidade, qualquer parte do corpo pode ser sensual: os braços, as pernas, a cabeça...Ou até mesmo um simples olhar. O fato é que a sensualidade é o reflexo daquilo que está no interior do homem. Em Lucas 6.45 está escrito:"...a boca fala do que está cheio o coração".
Para os que adoram ao Senhor com danças, o corpo é quem fala! Se o nosso coração for um coração quebrantado, que se enche da Palavra e possui um imenso desejo de adorar ao Pai, seremos canais para que o sobrenatural de Deus se manifeste através da dança verdadeiramente profética. Caso contrário seja qual for a dança, independente da técnica, não será adoração. Será espetáculo.
Não quero trazer valores seculares para a esfera eclesiástica. Cremos que o que é realizado no mundo, e pelo mundo, é produto distorcido daquilo que Deus estabelecei para mim e para você na Palavra. Mas não podemos nos deixar aprisionar por conceitos ou preconceitos equivocados. Deus nos deu dons. Cabe a nós desenvolvê-los ao Senhor com qualidade. Ele quer nos encher do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento para que façamos tudo com excelência. Não podemos desperdiçar a ciência que o Pai tem nos ofertado. Portanto, deixemos o corpo ser verdadeiramente templo do Espírito Santo! E que um forte mover nos leve de maneira muito peculiar á presença do Pai.


"Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam". Jr 31:4
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza". Jr 31:3
Definição
Dança: meio de expressão natural e espontânea em que o corpo, integrando o ritmo e a música, ocupa a dimensão espaço-tempo; É uma linguagem pela qual se comunicam idéias não expressas verbalmente.
Dançar: mover o corpo cadenciadamente, em geral ao som compassado da voz ou de instrumento de música; girar; rodopiar; mover-se; saltar.
Para o povo de Israel sempre foi comum expressar seus sentimentos através das artes, sendo a dança um grande instrumento de comunicação. Portanto, este ministério nunca foi algo "escandaloso" para o povo de Israel, nem tampouco para os outros povos do médio e extremo-oriente. A dança não é nenhuma novidade e sempre fez parte das comemorações cristãs. O preconceito em relação este tipo de manifestação artística é um problema cultural. Ao longo dos anos, alguns valores foram deturpados. Como, por exemplo, a questão do homem dançar estar associada à sua sexualidade.
O fato de satanás falsificar algo não significa que não devemos praticar o que é genuíno.
A boa noticia é que Deus está restaurando o Seu povo, preparando-o para sua volta. Para tanto, Ele vem resgatando para Si todas as maneiras de adoração e louvor roubadas e destruídas por Satanás (João 10:10).
Neste sentido, a dança vem sendo restaurada por Deus para que se cumpra a Sua promessa de restauração do tabernáculo de Davi (Atos 15:16).
O MOVIMENTO
Sl 115: 17 - "Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio; - aquele que vive se movimenta
Nosso corpo foi feito para o movimento. A atividade relaxa,emagrece,diminui dores, diminui a ansiedade, estresse. O Dançar envolve o uso de todo o corpo a fim de expressar-se diante de Deus.
Nossos movimentos influenciam o mundo espiritual.
Na Bíblia, encontramos várias ocasiões onde pessoas utilizaram sua expressão corporal para profetizar ou realizar algo.

Referência Movimento Resultado
Ex 14:21-22 "estendeu a vara" Mar abriu
Ex 14:26 "estendeu a mão" Águas cobrirão os egípcios
Ex 17:11 " braço levantado" Obtinha vitória
Js 6:11-14 "rodearam a cidade" Queda dos muros de Jericó
1 Rs 17:21-22 "se estendeu sobre a criança" Criança ressucitou
1 Rs 19:42 "curvou o corpo para terra,com rosto entre os joelhos" Fez chover
2 Rs 4:34 "se colocou de bruços sobre o menino" Corpo começou a esquentar
2 Rs 2:25 "andou de lá pra cá" Menino ressucitou
Ez 4:4-6 "dormir deitado para o lado esquerdo" Mostrará castigo para Israel
Ez 4:7 "rosto virado p/ cidade, braço estendido" Representa o poder que ataca


OBJETIVOS DO MINISTÉRIO DE DANÇA
O Ministério de Dança pretende adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio do movimento. A dança, assim como qualquer tipo de arte, é um poderoso meio de levar o evangelho de forma criativa. A palavra falada entra pelos ouvidos, mas a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções. A dança é um ministério visual. Pretendemos também ensinar os integrantes para que sejam adoradores e não somente bailarinos. Pessoas com o caráter de Cristo, que busquem influenciar a sociedade através dos dons e talentos que Deus lhes deu. Fazer parte de um dos grupos do ministério, é dar a oportunidade para que a pessoa se envolva na obra, cresça no conhecimento de Deus e desenvolva seu potencial.
ONDE O MINISTÉRIO DE DANÇA PODE ATUAR?
O ministério participa nas celebrações da Igreja (tanto no momento de louvor, como com coreografias durante o culto) , em projetos evangelísticos (festivais de dança, evangelismo nas ruas, viagens missionárias) de ação social (projetos em bairros e escolas, visitas em asilos e lares), apóia as congregações, dá oficinas para treinamento e consolida a visão com várias faixas etárias da Igreja.

QUEM PODE DANÇAR?
A dança não é privilégio de alguns poucos seres dotados de coordenação. Ela está ao alcance de todos. Podemos diferenciar a dança do altar e a do banco. No Altar, você tem o compromisso de ministrar ao povo, de levar a igreja à adoração. Exige que busquemos técnica e procuremos nos aperfeiçoar para edificar a vida de nossos irmãos. Já no Banco, é um relacionamento exclusivo entre você e Deus. Não exige técnica e você faz da forma como se sente mais a vontade.
O LÍDER
Deus sempre escolheu pessoas para estarem a frente do seu trabalho, porque sabe que o povo precisa de uma direção. Muitas cabeças pensando,as vezes podem gerar muita confusão também. É importante ter uma pessoa "madura" (o que nem sempre significa "mais velha") para estar a frente do trabalho.Esta pessoa deve ser um referencial em todos os aspectos. Deve estar submissa a liderança da igreja, e estar disposta a pagar um preço para que o ministério dê certo. É necessário disposição para ensaiar, cuidar das ovelhas (alimentando, tratando o pecado quando necessário,dando a devida atenção),buscar a direção do Senhor para cada detalhe.
È interessante que a pessoa que vai estar a frente do trabalho, tenha alguma experiência em dança, ou que pelo menos, se interesse em buscar e se aprimorar, procurando oferecer algo de excelência para Deus.


O MINISTRO DE LOUVOR COM DANÇAS
Muitas pessoas olham para os grupo de dança e por achar bonito,desejam participar, sem se dar conta de que há um preço por trás de tudo
Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus.
Aqueles que participam do ministério devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do ministro devem ser tratados antes de estar à frente da igreja.
Devem ser pessoas comprometidas e que sejam um exemplo pois estão a frente.Devem ter compromisso e buscar fazer todas as coisas com excelência.

FORMAS DE TRABALHAR A DANÇA
Coreografias: movimentos pré-definidos e ensaiados. Como uma música e uma letra na qual o Senhor Jesus inspira o compositor. Aqui, podem se desenvolve temas bíblicos com mensagens associadas a problemas socioculturais, políticos e espirituais atuais.
Dança livre/ Espontânea: como um cântico espiritual vindo do coração de Deus (Sl 33:3). No mundo, é chamado de improvisação, mas nós cremos na inspiração do Espírito Santo.

COMO FORMAR OS GRUPOS?
Primeiro é importante dividir as idades. O ideal é dividi-las da seguinte forma:
Crianças - 3 a 6 anos / 7 a 9 / 10 a 12
Adolescentes - 13 a 17
Jovens - 17 anos em diante
Mulheres
Terceira Idade

Essa divisão é importante porque devemos respeitar as limitações e necessidades físicas de cada idade, além das necessidades espirituais. É impossível tratá-los da mesma forma. Muitas vezes vemos mulheres mais velhas,ou jovens ensaiando num mesmo grupo que crianças.Que tipo de desenvolvimento poderemos dar para eles,uma vez que os interesses são completamente diferentes?
Depois de separar as idades é necessário ver qual o propósito: O grupo será evangelístico?tem alguma função especifica na igreja (ex: ministrar no louvor)? Pretende consolidar novos convertidos? É aberto para quem quiser ou é um grupo fechado?
É muito importante responder estas perguntas e definir o propósito do grupo para que ele funcione da melhor forma possível. Na igreja, podemos ter vários grupos com propósitos completamente diferentes. Assim é que funciona o Corpo de Cristo,cada um fazendo a sua parte.É impossível que somente um grupo alcance a todos.

 OS ENSAIOS
O ideal é que os grupos tenham dois ou mais ensaios por semana de pelo duas horas cada um. Na dança, é necessário continuidade, caso contrario os resultados são lentos.
O Ensaio é a oportunidade de criar e desenvolver o que já existe. Além de ensaiar e criar coreografias é importante que exista um tempo devocional, onde as pessoas possam orar e compartilhar a palavra de Deus, afinal, nosso interesse é ver o crescimento do individuo tanto técnica como espiritualmente.

GERAÇÃO DE RECURSO
Todo ministério necessita de dinheiro para poder se desenvolver. Com o ministério de dança não é diferente. Figurinos, equipamentos para sala (som, colchonetes, ventiladores, etc),cursos de aperfeiçoamento são alguns dos exemplos do que os grupos necessitam. Muitas pessoas acham que a Igreja é responsável por suprir essas coisas, mas eu gostaria de ressaltar que na verdade nós somos responsáveis para suprir a igreja. Ela pode nos dar o suporte, a estrutura maior, mas nossos grupos devem pelo menos se auto-sustentar sem depender do caixa da igreja. Já pensou se todos os ministérios dependessem¿ Nos devemos edificar e auxiliar a igreja a desenvolver e não simplesmente sugar.
Existem muitas formas de você gerar recursos para o ministério, basta usar a criatividade e estar disposto a trabalhar. Isso também é uma ótima oportunidade de ensinar aos integrantes o valor de cada coisa e que tudo necessita de trabalho e não cai do céu. Deus pode operar muitos milagres e prover coisas maravilhosas, mas Ele dotou os seus filhos de capacidade e inteligência. Aquilo que cabe a parte humana,vamos fazer e deixemos para Deus a parte sobrenatural.

A música que tocamos na igreja é arte?




                         A música que tocamos na igreja é arte?

Em diversos textos da Bíblia, é destacado a música como forma de expressão de louvor e adoração, mas em especial um texto que gosto bastante é o Salmo 33:2
"Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo
(Almeida Revista e Atualizada)

Gosto desse texto porque destaca um ponto importante que creio que poucas vezes é levado em conta nas músicas de hoje:  tocar com arte! Isso porque nos limitamos à forma de música funcional*, e muitas vezes até comercial, e não nos esforçamos tanto para realizar trabalhos que tenham beleza, "poesia" melódica, originalidade etc.

Não quero dizer aqui que a música funcional ou congregacional** não seja boa, ou que toda música cristã tenha que ser uma verdadeira obra de arte. Mas confesso que me frustro com a falta de criatividade, originalidade e qualidade em muitas músicas cristãs. Por muito tempo da história, se você quisesse ouvir música de qualidade, você teria que ir para a igreja. Hoje, no entanto, o cristão que quiser ouvir música de qualidade muitas vezes tem  ir para o meio secular.

Quando digo "música de qualidade", não me refiro somente à construção estética ou em relação à dificuldade/complexidade de execução, que nem sempre são importantes. Arte vai muito além da beleza, arte é expressão! É inovar, é conseguir passar uma mensagem em cada ponto da música. Fazer com que cada linha melódica ou acorde tenha sentido com sua mensagem. No livro "O que é Arte" do escritor russo Liev Tolstoi, ele define uma obra como arte quando ela consegue "evocar" o mesmo sentimento ou idéia para todas as pessoas que a observam***.Será que nossas músicas provocam isso? Muitas vezes não tem nem coerência bíblica, quanto mais musical.

Graças a Deus existem intérpretes e compositores no nosso meio que não se levam pela mesmice, e se dedicam em ir além e produzir belas músicas, com qualidade, originalidade e profundidade.

Agradeço a nomes como João Alexandre, Leonardo Gonçalves, Paulo Cesar Baruk, Baixo e Voz, e mais tantos outros desconhecidos que entendem o que é "Tanger com arte".



* Forma de música executada para função determinada, sem pretensão de erudição ou inspiração melódica. No contexto, músicas para fazer cumpram com parte do culto religioso. Ex.: Músicas ritualísticas.
** Forma de música para que todos os membros participem cantando. Forma estrutural simples, voltada para o texto cantado.
* Não li o livro, essa interpretação foi dada por um colega compositor e arranjador, em uma conversa informal 

2 comentários:

  1. A paz do Senhor.

    Agradeço muito por divulgarem esse meu texto, fico feliz em saber que o que escrevi foi relevante e valeu ser divulgado.

    Mas gostaria de pedir a gentileza de referenciar meu nome como autor, e um link para a postagem original:

    http://renan-alencar.blogspot.com.br/2010/11/musica-que-tocamos-na-igreja-e-arte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RENAN ALENCAR A PAZ DO PERFEITA DO SENHOR PARA VC ME DESCULPA POR NÃO TER REFERENCIADO SEU NOME A PARTIR DE AGORA ESTAREI REFERENCIANDO..

      Excluir